Ir para o painel de controle do site!
 
 
  ISO 9001:2000
 
  A Parceria de Confiança
 
  Glossário
  Assunto: IMPORTAÇÃO  
     
 
 O que eu posso importar?
Geralmente, qualquer produto. Mas, cuidado! Verifique se a mercadoria está classificado na relação de importações permitidas pelo DECEX (Departamento de Comércio Exterior, subordinado à Secretaria de Comércio Exterior - SECEX).
 
 Como comprar produtos importados?
Localize e contate seus prováveis Fornecedores externos, sempre por escrito, explicando quem é e o que deseja, de maneira sucinta e objetiva (este Fornecedor pode ser um Fabricante, uma Empresa Comercial Exportadora ou uma Trading Company).
 
 O que é um Licenciamento Não automático de importação (LI)?
Também conhecido como Licença de Importação (LI). É um documento eletrônico necessário nos casos em que a legislação exige autorização prévia para a importação de um produto. Nessa Licença, constam um conjunto de informações referentes a mercadoria e a operação de importação a ser realizada. Pode ser confeccionada por um Banco ou pelo Despachante autorizado pelo importador e devidamente credenciado.
 
 Como posso saber se meu produto precisa ou não de LI?
A verificação da necessidade de LI deve ser feita através de uma consulta à Tarifa Externa Comum (TEC) e ao Tratamento Administrativo no SISCOMEX. Vale lembrar que as Licenças de Importação em sua maioria devem ser emitidas e anuídas antes do embarque.
 É possível efetuar compras no exterior com cartão de crédito?
Sim. De acordo com a circular BCB n.º 2967, é autorizada a utilização do cartão de crédito para compras no exterior, desde que desembaraçadas e amparadas pela Declaração Simplificada de Importação (DSI), a qual permite importações até o valor de US$ 3,000.00.
 
 Como é feito o pagamento dos impostos?
Desde de Março de 1998, os impostos referentes a uma importação - Imposto de Importação (II) e Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) - são debitados automaticamente na conta corrente do importador, mediante autorização prévia junto ao Banco, no momento do registro da Declaração de Importação (DI) via SISCOMEX.
 
 O que comprova o pagamento dos impostos?
O comprovante de pagamento dos impostos - Imposto de Importação (II) e Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) - é o próprio extrato da Declaração de Importação (DI).
 
Todos os direitos reservados